10 curiosidades sobre a França que você provavelmente não conhecia!

Fizemos uma breve lista de curiosidades sobre a França que costumam surpreender os estrangeiros.

1 – Não existe “pao francês” nas padarias francesas(!)

pao-frances-paris

Essa deve ser a mais intrigantes dentre as curiosidades sobre a França, na perspectiva de um brasileiro. Por mais estranho que possa parecer, o famoso pãozinho francês, que os brasileiros estão tão acostumados a comprar em qualquer esquina, simplesmente não existe nas padarias francesas. Apesar das padarias na frança venderem uma variedade imensa de pães, desse tipo não se acha. Os franceses compram principalmente o pão baguete (ou meio baguete), e cortam-os em pedaços.

2 – Ninguém sabe o que é Caju, a origem da castanha

caju-280x280
Apesar de se achar facilmente castanha-de-caju(noix de cajou) em qualquer supermercado francês, ninguém por aqui imagina que a castanha é extraida de um fruto chamado Caju. Quando mostrei fotos de um Caju aos amigos franceses, eles olharam curiosos, e falaram sobre  a semelhança com o pimentão 😀

3 – Franceses nunca ouviram falar em espiritismo, muito menos em Allan Kardec

Apesar do espiritismo ter sido criado por um francês, os franceses sequer ouviram falar nisso. O túmulo de Alan Kardec, criador so espiritismo, se encontra no famoso cemitério Père-Lachaise, em Paris. Caso você veja alguém visitando esse túmulo, pode ter certeza absoluta que se trata de brasileiros.

4 – Não se come queijo no café da manha

Apesar da França ser um dos maiores produtores e consumidores de queijo do mundo, os franceses não aceitam a idéia de incluir algum tipo de queijo no café-da-manha. No entanto, muitos comem queijo depois do almoço/jantar.

5 – Petit Gateau não se chama petit gateau

Selection_346
Nenhum (nenhum mesmo!) garçom francês vai entender o seu pedido, se você pedir um petit gateau de sobremesa. Isso soaria genérico, como um “bolo/biscoito”. O equivalente à sobremesa que chamamos de petit gateau no brasil, na frança se chama ‘Coulant’, ou ‘Mi-cuit’.

6 – Natal é chamado de… réveillon!

Na verdade, o dicionário larousse define réveillon como “refeição festiva do natal ou fim-de-ano, ou a festa em si“. Resumindo, o nome réveillon é meio confuso, já que pode ser usado para ambas as datas. Na prática, os franceses usam mais ‘noel’ para o natal, e ‘nouvel an’ para o ano novo.

7 – A expressão “sair à francesa” é conhecida na França como “sair à inglesa”

No Brasil, usamos a expressão “sair à francesa” para se referir a alguém que vai embora discretamente, sem ser notado. Além de não ser uma prática francesa (pelo contrário!), os franceses fazem uso da expressão “sair à inglesa”, para dizer a mesma coisa! Agora, resta saber como os ingleses chamam essa prática…

8 – Existem 3 réplicas da estátua da liberdade em Paris

Selection_344
Pouca gente sabe, mas essa estátua da liberdade da foto acima se encontra em Paris!

A estátua mais famosa, aquela de Nova Iorque, foi feita por um artista francês, que criou algumas réplicas de “teste”, menores,  antes de começar a obra final. Essas réplicas estão em Paris até hoje: uma no museu Arts et Métiers, outra no Jardim de Luxembourg, e uma terceira e maior delas na île aux Cygnes (foto acima).

9 – Existem 4 arcos do triunfo em Paris

Selection_347

arco do triunfo do Jardin des Tuleries, menos famoso que o principal.

Muito se fala do Arco de Triunfo, aquele monumento imponente e assediado pelos turistas. Porém, um breve passeio na capital francesa nos motra que existem alguns outros, mais precisamente 4.

10 – A Torre Eiffel é uma antena de rádio

Selection_349

Os ultimos 20 metros da Torre Eiffel, o monumento pago mais visitado do mundo, nada mais é que uma antena de rádio em pleno funcionamento.

*****

Quais pontos você adicionaria a essa lista?

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

18 Respostas

  1. Felipe Medeiros Motta disse:

    Na França, quando se está no ponto de ônibus, e o mesmo atrasa, quando ele chega, o passageiro não paga passagem, pois eles são rigorosos com pontualidade.
    Sou formado em Língua e Literatura Francesa, e durante o curso, uma das minhas professoras, me contou sobre essa curiosidade.

    • Rita Machado disse:

      Sim sim, experimente fazer isso e apanhar uma multa de 30 euros a pagar na hora. Se não pagar logo recebem a carta em casa com multa de 60 euros.

  2. KKKK os ingleses camam de ”sair a brasileira” kkkkk

  3. Recker Gamer disse:

    Ajudou na minha prova de redação.

  4. Ederson disse:

    Estou morando a 4 meses perto de Paris. O que me chamou mais a atenção, foi que a preferencia em qualquer rua, é do veiculo que vem pela direita. Quem vem pela esquerda para mesmo kkkk

  5. eu pagina tem coisa cermelhante a minha pessoa eu filho da codessa de monte carlo de maria mardalena de monte carlo

  6. cardoso julio disse:

    Nos 10 pontos apresentados tem muita coisa errada.

  7. celso soares disse:

    não se encontra pão francês em frança, simplesmente porquê ele não é francês e sim PORTUGUÊS ..

  8. brawqwert@gmail.com disse:

    q bosta mano fala algo q presta seus idiota fdp

  9. DENILSON disse:

    ME AJUDOU NA MINHA PROVA

  10. pila disse:

    isto eum grande penis

  11. Uma qualquer disse:

    é praticmente tudo mentira kkkka torre eiffel nao é uma antena de radio… mas por ser muitoo alta é la qe poem muitas antenas kkk e so existe um arco do triunfo em paris kkk Natal é chamado de reveillon ??? Natal é Noel!!!!! jesus eu tinha uma apresentaçao para motivar as crianças a escolher frances e quando mostrei isto á minha prof nos so nos riamos… pelo amor de deus façam algo que ajude as pessoas e n q as baralhe!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *