59 Rivoli: a invasão que virou galeria de arte

Selection_043

A palavra squat, de origem inglesa, significa invadir ilegalmente um determinado local com o intuito de habitá-lo, sem a permissão do proprietário. Foi exatamente o que aconteceu no prédio de número 59 da famosa rua Rivoli, no centro de Paris, no dia 1 de novembro de 1999. O prédio, que pertencia inicialmente ao banco francês Crédit Lyonais, estava abandonado há aproximadamente 10 anos, e foi então invadido por um coletivo de 3 artistas chamado ‘chez robert electron libre’. O grupo passou a ocupar ilegalmente o local, que acabou sendo transformado num enorme atelier de arte. A iniciativa atraiu outros artistas que buscavam espaço para criar e expor seus trabalhos.
Como era de se esperar, o estado entra com uma ação de retirada dos “invasores” recém instalados, emitindo oficialmente um mandado de expulsão, 3 meses após a invasão. A popularidade do local causou interesse da imprensa, e o processo de expulsão acabou sendo discutido pelas autoridades locais, que decidiram adiar momentaneamente a desocupação. Durante esse período, o squat, que ganhou o nome do coletivo invasor, ‘Chez Robert électron libre’, ganha fama e se transforma no terceiro centro de arte contemponânea mais visitado de Paris!
A popularidade acabou gerando ainda mais polêmica, e o prefeito Bertrand Delanoë anuncia finalmente compra do prédio, por parte do estado francês, para regularizar definitivamente o local, que reabriu oficialmente em 2006 como um centro de arte.

Hoje, o que antes era o squat ‘chez robert electron libre’, passou a se chamar ’59 Rivoli’, ou “aftersquat 59 Rivoli”, e conta com mais de 30 artistas de 10 nacionalidades diferentes, distribuídos em 6 andares. O espaço também promove shows gratuitos e eventos ligados a arte em geral.

endereço: 59, rue rivoli. 75001 Paris

como chegar: estação hotel de ville(metrô linha 1) ou estação chatelet (metrô linhas 1, 4, 11, 14, ou RER B)

site oficial: http://59rivoli-eng.org

aberto de terça a domingo, de 13hs as 20hs. entrada gratuita.

1280px-59_rue_de_Rivoli


Exibir mapa ampliado

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *