Conhecendo o Parc Monceau

foto: Mr Bidou@flicker

foto: Mr Bidou@flicker

O Parc Monceau foi uma agradável descoberta durante minha última viagem à Cidade Luz!
Apesar de ser um local bastante frequentado pelos parisienses, principalmente pelos moradores da região, que ocupam o espaço para deliciosos piqueniques, passeios ou para a prática de atividades físicas, não é muito conhecido pelos turistas em geral.
Longe da agitação parisiense, está localizado nos limites dos arrondissements 8 e 17 e traduz muito bem a elegância do quartier, uma das áreas mais valorizadas e elitistas da capital francesa. As construções ao redor são verdadeiros palacetes pertencentes às famílias aristocratas da época. De fato, duas destas mansões foram doadas ao Estado com toda a coleção de arte que havia dentro e, assim, transformadas em museus. São eles: Museu Cernuschi (Artes Asiáticas) e Museu Camondo.
A construção do parque é datada do século XVII e foi projetado pela família Orleans fora dos limites de Paris. Em 1860 parte das terras é incorporada ao projeto de expansão e melhoria da cidade idealizado por Napoleão e, após uma reforma, em 1861, é inaugurado oficialmente o primeiro parque público criado sob a administração do famoso Barão de Haussmann.
O fato de ser pequeno e rodeado por luxuosas construções ajudam a criar uma atmosfera especial e aconchegante. Passeando pelos jardins é possível observar esculturas clássicas, inúmeras árvores frutíferas e uma variedade grande de pássaros. As atrações principais ficam por conta da réplica de colunas romanas situadas na lagoa de lírios d´água.
Nos fins de semana de sol a disputa é grande para conseguir um bom espaço para relaxar deitado à grama, mas durante a semana o ritmo é outro… é fácil encontrar locais almoçando, curtindo uma pausa do trabalho longe da agitação, e ao fim da tarde muitas crianças brincam sob a supervisão de mães e babás antes do jantar. Parc Monceau é uma ótima pedida para fugir dos roteiros básicos e observar um pouco da vida cotidiana parisiense!
Endereço: 35 Boulevard de Courcelles, 75008
Metro: Monceau (linha 2)
Entrada gratuita

Selection_382

Essa postagem foi uma contribuição de Carolina Pio Pedro, criadora do blog 30 jours à Paris,  espaço com muita informação e relatos interessantes sobre a capital francesa.
instagram – @30joursaparis
blogwww.30joursaparis.com.br
facebookwww.facebook.com/30joursaparis
Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

1 Resposta

  1. 16 de outubro de 2015

    […] expressoparis.com/conhecendo-o-parc-monceau/ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *