Invaders: as famosas artes dos muros de Paris

sans-titre
Quem já teve a oportunidade de caminhar nas calçadas de Paris, tem grandes chances de ter visto pequenas imagens que fazem referência aos “space-invaders”, aqueles personagens de video-games, no espaço público em geral: paredes, pontes, etc.

Esses personagens que permeavam o universo dos games oitentistas terminaram virando uma espécie de serial-pixel-art nos muros da cidade. Uma subversão viral de autoria anônima e aparentemenete bem aceita pelos franceses. Aparecem em forma de mosaicos e são mais de 1000 espalhados por Paris. O artista atua encapuzado, conhecido apenas como Invader, por motivos obvios, e já deixou sua marcas em varias cidades do mundo.

No dia 31 de dezembro de 1999, uma dessas imagens coloridas apareceu misteriosamente sob a letra ‘D’ do famoso ‘Hollywood’, aquele do postal de Los Angeles, e de acesso proibido. Em visitas posteriores ao local, o artistas fez questão de carimbar as outras letras. Outro caso de aparição misteriosa aconteceu no museu do louvre, em 1998: 10 invaders, que foram imeditamente removidos do local.

Não são raros os casos em que esse tipo de arte é “arrancada”, seja por colecionadores, ou pelo próprio dono do muro em questão, que aproveita a ocasião pra ganhar uns trocados vendendo a arte. Além de personagens do space-invaders, o mesmo artista também faz uso de imagens de pac-man e super-mario.

*em visita recente ao Brasil, Invader estampou alguns muros do centro de SP com belissimos invaders de azulejos.

No video abaixo, o surgimento do invader número 1000 em Paris:

visite o site oficial

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *