La chope des Puces: o templo do jazz manouche

chope des puces

O jazz manouche, também conhecido como jazz cigano, é um estilo musical que surgiu na França, na década de 30, através do guitarrista Jean “Django” Reinhardt. Apesar de belga, Django morava na periferia de Paris, e passou a ser conhecido depois de um incêndio que o fez perder dois dedos da mão esquerda, o que não impediu que ele continuasse tocando.

O estilo é bastante cultuado até hoje pelos apreciadores de jazz, e o melhor lugar pra entrar em contato com esse universo, é sem duvidas o La Chope des Puces, bar-restaurante localizado em Saint-Ouen, periferia de Paris. O local conta com música ao vivo nas tardes de sábado e domingo, num clima convivial e com músicos e alto nivel.
A decoração do lugar é baseada em fotos e guitarras antigas, expostas como num museu. Além disso tudo, foi frequentado pelo próprio django, e pode ser considerado um dos berços do estilo.

O bar não cobra entrada nos dias de concerto, mas adiciona uma sobretaxa ao preço da bebida, que acaba ficando bastante salgado pra quem pretende beber. Sugerimos uma visita pra escutar música e comer (os pratos têm preços bem justos).

Caso você resolva conhecer o La chope de Puces durante a tarde do sabado ou domingo, sugerimos uma visita ao mercado de pulgas (marché aux puces), localizado logo ao lado.

Durante a semana, o La chope des Puces funciona como escola de jazz manouche, além de bar e restaurante.

o video abaixo mostra um pouco do clima do lugar:

reservas:
01 40 11 02 49
endereço:
122 Rue des Rosiers, 93400 Saint-Ouen
site:
www.lachopedespuces.fr/

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *