Metrô de Paris: o guia completo

Capture d’écran 2014-04-15 à 23.17.29

O metrô de Paris é um dos sistemas de transporte público que contempla Paris e suas cidades vizinhas, fundado em julho de 1900. O nome é uma abreviação de Métropolitain, e conta hoje com 16 linhas: linha 1, linha 2, linha 3, …, até a linha 14, mais as linhas 3bis e 7bis. Possui um total de 213km de extensão, totalizando mais de 300 estações, e é considerado um dos maiores e mais densos da Europa (transporta em torno de 4 milhões de passageiros todos os dias!).
Apesar de servir muito bem a cidade inteira, a extensão dessas linhas de metrô é limitada, e não vai muito além das bordas da cidade, acessando apenas uma parte muito pequena da periferia e cidades vizinhas. Pra resolver esse problema, o sistema de metrô de Paris é conectado com mais 5 linhas de um outro transporte público chamado RER(rede expressa regional): trens de longo alcance, que realizam trajetos bem mais extensos que os do metrô, servindo assim as grandes aglomerações e arredores de Paris. As 5 linhas de RER são identificadas pelas letras A, B, C, D e E.

Apesar de parecer um sistema complicado de entender e usar, o metrô de Paris é bastante simples, e extremamente bem sinalizado. Siga nossas dicas…

O mapa do metrô: onde conseguir?

Carregar um mapa do metrô no bolso é absolutamente indispensável. É a garantia de que você não vai se perder.
Abaixo, as diferentes formas de encontrá-lo:
– gratuitamente dentro de qualquer estação de metrô, no balcão de informações. basta pedir o “plan du metro”.
– imprima o mapa disponível nesse link, e carregue-o no bolso.
– baixe e instale um aplicativo chamado RATP, oficial do metrô de Paris, no seu smartphone ou tablet. Para iphone, clique aqui. Para android, clique aqui.

plan-metro-paris

Como achar as estações de metrô de Paris?

Fácil! em qualquer ponto da cidade que você esteja, fique certo de que existe alguma estação de metrô suficientemente perto pra se chegar a pé.
Você irá encontrar a estação mais próxima da sua localização, das seguintes formas:
– caso tenha um celular equipado com internet e GPS, ou simplesmente um bom mapa de Paris nas mãos, você não terá dificuldades em localizar uma indicação de estação próxima a você.
– caso não possua o recurso citado acima, não hesite: pergunte aos pedestres! não tenha medo de interagir com os franceses. De uma forma geral, eles são bastante prestativos. Fale “metrô”, como em português. Eles vão entender e apontar o caminho.
As fotos abaixo mostram diferentes entradas de diferentes estações de metrô espalhadas por Paris.

O bilhete: onde comprar? quanto custa?

A compra de bilhetes deve ser feita dentro das próprias estações de metrô. Em geral, logo na entrada de cada estação, você verá máquinas automatizadas de venda, bastante fáceis de usar, e suportam vários idiomas. Além das máquinas, as vezes(nem sempre) é possível comprar os bilhetes diretamente com um funcionário no balcão de informação.
As tarifas podem variar:
– o ticket t+: 1,70 euros. Bilhete usado para um único trajeto de metrô. Você pode usá-lo uma única vez, livremente, fazendo quantas conexões for preciso, seja entre metrô ou RER, na condição de que você não ultrapasse a zona 2 (o mapa do metrô é dividido em zonas), ou seja, não ultrapasse os contornos da cidade. Na compra de um lote de 10 ticket t+, o preço fica por 13,30 euros, sendo 1,33 euros cada. Uma boa dica pra quem quer economizar.
– o ticket “origine-destination”: Bilhete usado no caso em que a estação destino for acessível unicamente por RER, e estiver localizada a partir da zona 3. Você também pode usar esse bilhete para conexões ilimitadas, entre metrô e RER. Esse tipo de trajeto, por ser maior, custa mais que o ticket t+, e varia de acordo com a zona de destino. Por esse motivo, durante a compra, você precisa indicar a estação de destino.
– o ticket “accès aéroport”: Bilhete destinado unicamente pra quem deseja ir pra os aeroportos de Orly ou Charles de Gaulle, e custa 9 euros.
– o ticket “mobilis“: esse bilhete pode ser usado durante um dia inteiro, de forma ilimitada, dentro das zonas escolhidas.
· Zonas 1-2 : 6,60 euros
· Zonas 1-3 : 8,80 euros
· Zonas 1-4 : 10,85 euros
· Zonas 1-5 : 15,65 euros
– o ticket “paris visite”: esse bilhete permite o uso ilimitado durante mais de um dia, além de dar descontos em vários monumentos procurados pelos turistas.(ex 20% no Arco do triunfo, 25% no bateaux mouche(o passeio de barco do sena), redução no Open Tour (ônibus turístico), 10% nas Galerias Lafayette ou 20% na entrada da Disneyland Paris.
· 1 dia (Paris central) : 6,60 euros
· 1 dia (Paris central + arredores + aeroportos) : 22,20 euros
· 2 dias (Paris central): 17,15 euros
· 2 dias (Paris central + arredores + aeroportos): 33,70 euros
· 3 dias (Paris central): 24,40 euros
· 3 dias (Paris central + arredores + aeroportos): 47,25 euros
· 5 dias (Paris central): 33,70 euros
· 5 dias (Paris central + arredores + aeroportos): 57,75 euros
*crianças de 4 a 11 anos pagam metade dos valores acima.

Consulte os preços atualizados no site oficial da RATP.

Qualquer que seja o tipo de bilhete que você compre, carregue-o com você durante todo o trajeto. Você pode ser abordado a qualquer momento por fiscais que irão exigir um bilhete válido. Caso contrário você estará sujeito a multas altas.

Como “calcular” o trajeto até o meu destino final a partir de uma determinada estação de origem?

Existem duas formas:
– A forma mais simples de calcular seu itinerário é olhando o mapa, e decidindo você mesmo a forma mais rápida de chegar no destino. Com um pouco de prática você fará isso sem muito esforço.
– Caso tenha um celular com o aplicativo “RATP” instalado, basta indicar a estação de origem e destino, na função de ‘itinéraire’. Para iphone, clique aqui. Para android, clique aqui.
– O site oficial metrô disponibiliza, logo na página inicial, a opção de calcular o seu itinerário.

Quais os horários de funcionamento?

O metrô de Paris começa a funcionar em torno das 5:30h da manha, todos os dias, e encerra em torno de 00:45h de domingo a quinta, e 1:45h nas sextas e sábados.
Esses horários variam discretamente, por isso, sugerimos que você chegue na estação pelo menos 20 min antes do horário de encerramento, principalmente se o seu trajeto contar com conexões entre diferentes linhas.

Qual o tempo médio de espera pelo metrô?

O intervalo de tempo entre a passagem de 2 metrôs de uma determinada linha, em condições normais de fluxo, é de aproximadamente 3 minutos. A partir das 9 da noite, esse intervalo aumenta, ficando em torno de 5 a 12 minutos.

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

29 Respostas

  1. Cintia disse:

    Adorei as dicas!!! Obrigada.

  2. soraya disse:

    Parabéns ! Belo trabalho ! Deus ilumine seus passos , como você tem possibilitado a tantos passos mais seguros . Obrigada!

  3. Juliana disse:

    Olá!!! parabéns pelo site! Mas não entendi exatamente o funcionamento para andar no metrô… É tipo o metrô de São Paulo, que você se guia pela linha e o sentido é guiado pela última estação da linha, ou tem algo tipo o de NY, em que deve-se guiar pela linha também e um sentido (em que lá é uptown e downtown)?

  4. Michel disse:

    Bom dia,

    Parabéns pelo site. Muito útil. Fiquei com uma dúvida: Como identifico qual zona esta determinada estação? Obrigado.

    • bruno disse:

      michel, no mapa do metrô que aparece na postagem, a parte mais clara é a zona 1-2. em seguida, na parte mais escura, é a zona 3. para ver as 5 zonas, é preciso ver um mapa mais completo, mais geral. se procurar no google acha rapido.

  5. Edwaldo Henrique de Andrade Pereira disse:

    Boa noite.
    Chegarei em Paris dia 03 de Abril, num domingo. A estação é a de Bercy e o horário é 23hs. Meu hotel está perto do Moulin Roge, como faço para chegar com facilidade e sem muitos transtornos?

    • administrador disse:

      ola Edwaldo,

      pegue o metrô linha 14 em bercy, e va até a ultima estaçao, chamada Saint-lazare. esse trajeto leva menos de 15 minutos.
      chegando em saint-lazare, você faz a conexao com o metrô linha 12, que te deixa em pigalle 3 estaçoes depois.
      todo o trajeto deve durar uns 30 minutos, é bem facil.

  6. duny disse:

    Vou fazer um mochilão, e minha primeira parada é Paris… chego no CDG as 22h. Pensei em pegar o easybus das 23h até o Palais Royal, de lá pegar um metro para Hotel de Ville e andar mais 250m até o hotel. É perigoso esse trajeto devido ao horário e por estar com bagagem?!?

  7. Alex disse:

    Olá! Gostei muito do Expresso Paris. Parabéns!
    Chegarei à cidade no dia 30/03. Irei embora dia 02/04.
    Meus passeios vão do Centro (Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Louvre, d’Orsay, Notre-Dame) ao Montmartre.
    Vou chegar de trem pela Estação Gare du Nord. Os bilhetes de metrô para as Áreas/Zonas 1 e 2 são suficientes?
    Pensei em comprar o passe livre para cada um dos 4 dias. Estou certo? Financeiramente, vale a pena?
    Para ir ao aeroporto Charles de Gaulle, o Easy Bus parece o mais em conta, não? O site daquela empresa indica um endereço de saída diferente do que está indicado no Expresso Paris. Houve alguma mudança?
    É isso! Muito obrigado!

  8. Jessica disse:

    Boa noite! obrigada pelas dicas. Preciso ir para o aeroporto Orly as 20h saindo da Liberté ou port de charenton, por favor, consegue me orientar? nunca fui, estou confusa

  9. Edison H. Junior disse:

    Minha pergunta é refente ao trem que posso pegar de paris para schipol em amsterdam, existe trem direto pra lá… meu voo de retorno é em schipol e gostaria de passar os ultimos 4 dias de viagem em paris e de lá ir para o aeroporto…
    podem me ajudar?

    • Neto disse:

      Oi Edison, deu certo sua viagem? Eu farei mais ou menos a mesma coisa, em janeiro de 2018. Vou visitar Paris, a partir de vôos em Amsterdam. Penso em parar em Bruxelas no caminho. Tem dicas para me passar? Abraços

  10. Rafael disse:

    Boa tarde, tudo bem? Ficarei em Paris no dia 06/10 a 11/10. O meu hotel está de perto da estação Cardinal Lemoine. Qual é o melhor para comprar o bilhete ticket+ ou Paris visite? Aguardo a sua resposta. Grato

  11. Charles David disse:

    Quando você fala no Paris Visite Card a palavra “Paris Central” se refere a Zona 1 e 2?
    E “Paris Central + Arredores + Aeroportos” inclui as demais Zonas?

  12. Hosana Suele Siqueira disse:

    Bom dia , vou a paris em dezembro e estou muito anciosa e apreensiva , pois nao falo ingles e não tenho muita habilidade em viagens internacionais . Ficarei no Mercur La defense 5< por 5 dias. PRETENDO CONHECER OS PONTOS TURISTICOS DE Paris. qual o ticket mais indicado devo comprar ? Obrigada

  13. Nina Pereira disse:

    Eu estava com minha família fazendo uma conexão entre a linha 4e a linha 1 em Chatelet. Já tendo usado quatro Tickets em Vavin eu ainda possuia 16 bilhetes válidos, embora houvesse jogado na lata de lixo os quatros Tickets usados. Eu fui abordado por indivíduos que se declararam fiscais e memultaram em 200 Euros, embora eu tenha mostrado os 16 bilhetes válidos que possuia. Isto é legal?

  14. CLAUDIO FABIANO MATOS DE ALMEIDA disse:

    Muito obrigado pelas dicas.

    Parabéns pelo trabalho

  15. Cecilia disse:

    Bom dia. Meu hotel fica próximo à estação de Laumière. Qual a zona?

  16. Pedro disse:

    Chego no Charles de Gaulle e tenho que tomar trem na gare du nord.
    Quanto pago e quanto tempo gasto?

  17. Pedro disse:

    Chego no Charles de Gaulle no terminal 1. Quero ir à Gare du Nord. Onde tomo o metro e quanto tempo gasto para chegar no local de embarque do metrô?

  18. Inácio Novaes disse:

    Olá, o post me ajudou bem. É fácil comprar o Paris Visit pra 5 dias? Compra nas máquinas de auto-atendimento mesmo?

  19. gevanilda disse:

    Ola. por favor preciso de algumas informações de transporte em P.aris. Chego no aeroporto de orly as 18 45h de uma quinta feira e preciso ir ate a estaçao metro massy-palaiseau gare RER B pegar um train de massy tgv ate saumur que sai as 20.30 h.
    Pergunto melhor ir de metro? Dara tempo? Melhor ir de taxi? Como reservar um taxi?

  1. 23 de abril de 2014

    […] RER (linha C): É preciso que você tenha um bilhete Château de Versailles Rive Gauche que custa 3,45 euros válido para um trajeto (o bilhete T+ não é válido para este trajeto). Para entender melhor sobre o funcionamento do transporte em Paris, clique aqui. […]

  2. 31 de agosto de 2015

    […] Além dessa postagem, sugerimos que vocês leiam o nosso arttigo sobre como andar no metrô de Paris. […]

  3. 31 de março de 2016

    […] Após sair do terminal fomos seguindo as placas que indicavam Trem. Chegamos na estação de trem do aeroporto e fomos comprar os bilhetes nas máquinas self-service. No início dá um medinho, especialmente se a fila está grande porque rola aquela pressãozinha para agilizar a compra pois tem gente atrás esperando e você não quer comprar errado. A compra é fácil e as máquinas tem opção de outros idiomas – lembro de ter em inglês além do francês. Nessas máquinas você pode comprar seus bilhetes e pagar com cartão de crédito ou dinheiro. Se não tiver o valor trocador não tem problema, pode inserir uma nota grande pois a máquina dá o seu troco direitinho! – Quer saber mais sobre o transporte público de Paris? Sugiro esse post do Expresso Paris. […]

  4. 14 de setembro de 2016

    […] que eu estava, fui até uma máquina de auto atendimento, já que não falava francês, li no blog expresso paris, que a máquina dava opção em inglês, então me arrisquei. Comecei a compra os tickets, em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *