O que comer em Paris?

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.55.18

Paris é uma cidade em que a gastronomia borbulha! Em cada esquina, em cada rua ou boulevard você certamente encontrará várias boas opções de restaurantes, padarias, docerias e etc. Porém, com tantas boas opções, a pergunta ” O que comer em Paris? ” se torna inevitável.

A nossa intenção com este post é dividir um pouquinho do que já experimentamos por aqui e consideramos imperdível para quem está vindo conhecer a cidade. Lembrando que, o espírito de viagem do Expresso Paris se baseia sempre naquilo que é acessível financeiramente para a maioria dos turistas. Afinal, acreditamos que para se ter uma ótima experiência gastronômica em uma cidade não é necessário gastar rios de dinheiro 😉

Na boulangerie (padaria) e patisserie (doceria)

1 – Croissant

Simplesmente não dá pra chegar em Paris e não se deliciar com esta maravilha. De manhã, quentinha… Hum! Irresistível!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.35.39

2 – Baguette

Deliciosa em qualquer horário! Nas melhores padarias você pode inclusive ter que enfrentar fila durante os horários de “pico”. Mas vale a pena!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.36.22

3 – Pain au chocolat 

Praticamente uma mistura entre croissant e chocolate. Como não amar?

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.37.13

4 – Sandwiche jambon beurre

O tradicional sanduíche francês, um verdadeiro clássico. Preparado com presunto, manteiga e pão das melhores qualidades. Pode ser uma excelente opção de lanche ou jantar rápido!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.37.37

5 – Croque Monsieur

que é nada mais, nada menos do que um misto quente afrancesado. Delicioso! (Boa notícia: às vezes vem acompanhado de fritas!).

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.38.01

6 – Quiche Lorraine

para os fãs de bacon! Pode ser vendida em fatias nas padarias e restaurantes também. No supermercado você encontrará boas opções da quiche já pronta, só para colocar no forno.

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.38.31

7 – Éclair au chocolat

Uma “pâte à choux” recheada de “crème pâtissière” e chocolate, café ou baunilha. Como é que ficaria ruim? Impossível!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.41.52

8 – Moelleux au chocolat

Bolinho de chocolate que lembra o “petit gâteau” do Brasil (que aqui se chama gâteau coulant). Muito bom! Precisa ser experimentado!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.42.39

9 – Les petits financiers

bolinhos feitos com farinha de amêndoas, manteiga, açúcar e ovos. Maravilhosos!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.43.07

10 – Macaron

Eles são famosos! São encontrados em várias padarias e docerias como a Pierre Hermé. Impossível não amar!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.43.30

11 – Tarte Tatin

Clássico da gastronomia francesa. Nos restaurantes é servida como sobremesa e acompanhada de uma bola de sorvete ou creme de leite fresco. Hummmm!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.43.51

No restaurante

VERÃO: 

12 – Crêpe

Prato extremamente conhecido por aqui. Pode ser encontrado nas ruas em barraquinhas (doces e salgados) e nos restaurantes (onde normalmente é doce). Muito bom!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.47.35

13 – Galette

Originário da Bretanha este é um “primo-irmão” do crepe. É feito com farinha integral ou trigo sarraceno. Também pode ser encontrado nas barraquinhas de rua mas é mais comumente encontrado em restaurantes na sua versão salgada. Pode ter vários tipos de recheios como: queijo, champignon, presunto, ovos, etc.

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.48.10

INVERNO:

14 – Tartiflette

Batata + bacon + cebola + queijo reblochon. Preciso dizer mais alguma coisa? Somente que é prato o-bri-ga-tó-rio no inverno para se manter aquecido!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.48.29

15 – Raclette

Tipo de queijo que, como prato, é derretido e servido em cima de batatas. Existem várias versões, umas mais e outras menos luxuosas. Todas maravilhosas, como você pode imaginar!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.48.50

16 – Fondue Savoyarde

O nosso famoso e querido Fondue de queijo! Imperdível!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.49.47

EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO:

17 – Queijos

Normalmente são apreciados depois da refeição no restaurante, na hora da sobremesa. Existem mais de 300 tipos de queijos na França, todos deliciosos! Recomendamos o : camembert, roquefort, comté (os mais velhos são os melhores!).

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.52.47

18 – Blanquette de veau

Prato bem típico daqui, ele é feito com vitelo, cenouras e molho de manteiga! Muito bom!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.53.07

19 – Boeuf Bourguignon

Prato consumido normalmente nos domingos, é feito de carne de boi, vinho tinto, cebola, alho, bacon. Mais uma especialidade imperdível!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.53.35

20 – Magret de canard

Prato feito com carne de pato, super consumido na França. Vale a pena ser experimentado!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.54.50

21 – Escargot

Pode deixar o preconceito de lado e experimentar estas fofurinhas. Estes moluscos terrestres, mais conhecidos como caracóis no Brasil são fontes de proteīna e super consumidos na França. Quem tem coragem?

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.55.18

22 – Ratatouille

Servido como acompanhamento ou prato principal, o ratatouille (que ficou ainda mais famoso depois do filme homônimo), nada mais é do que um ensopado super saboroso de berinjela, abobrinha, pimentão, tomate, cebola, alho e azeite. Delicioso!

Captura de Tela 2015-09-20 às 15.34.10