O que fazer em Paris em um dia – roteiro com passeio e compras

Paris é uma cidade incrível, com muitos lugares imperdíveis e que vocês não podem deixar de conhecer. Eu diria que para se ter uma ideia geral da cidade, o ideal é ficar nela por aproximadamente 1 semana. Mas, caso você tenha planejado uma viagem curta, ou esteja fazendo uma escala, pode estar se perguntando o que fazer em Paris em um único dia para ter uma visão geral da cidade. Nós então elaboramos um roteiro que vai te fazer aproveitar Paris – e também deixar aquele gostinho de “quero mais” 🙂

10:00 – Começo do passeio na Place du Châtelet (metrô linhas 1, 4, 7, 11 e 14).

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Esta é a praça mais central de Paris e talvez seja o melhor lugar para se começar um passeio pela cidade. É de facílimo acesso, seja por metrô, trem, táxi,bicicleta ou a pé mesmo.
Aproveite para admirar os teatros que ficam nesta praça (du Châtelet e de la Ville) e a fonte central (que pode ser chamada de fontaine du Chatelet, du Palmier ou de la Victoire).

10:30 – Torre de Saint Jacques

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Ainda na place du Châtelet você poderá visualizar a A Torre de Saint-Jacques (tour Saint Jacques) que é o último vestígio da igreja de Saint-Jacques-de-la-Boucherie. Aproveite e se sente um pouco na praça da torre para admirá-la com tranquilidade.

10:45 – Passeio e compras na rue de Rivoli

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Esta rua é bem conhecida pela grande opção de comércio que ela oferece. Caso você esteja precisando comprar alguma coisa este é um bom lugar. Algumas opções de lojas que você pode encontrar nesta rua são: L’Occitane en Provence (produtos de beleza), Histoire d’Or (jóias), Mango (moda feminina), H&M (moda masculina e feminina), Sephora (produtos de beleza), Calzedonia (moda feminina e lingerie), Minelli (calçados), Courir (calçados e moda esporte), Zara (moda feminina e masculina), Gap (moda feminina e masculina), Forever 21 (moda feminina e masculina), etc.
Não deixe de dedicar um tempinho ao Bazar de l’Hôtel de Ville (BHV), uma grande galeria pertencente ao grupo Galeries Lafayette.

12:00 – Hôtel de Ville

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Localizado bem em frente ao BHV, o Hôtel de Ville não é um hotel (hehehe) e sim a prefeitura de Paris (e para nós um dos prédios mais bonitos da cidade). A praça onde ele está normalmente recebe muitas instalações culturais então, você tem grande chance de ver algo interessante quando passar por lá. Além disso o prédio recebe muitas exposições gratuitas. Mas se você for ficar somente um dia na cidade é provável que você não tenha tempo de entrar desta vez…

12:15 – Le Marais e Centro Georges Pompidou 

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Pegue a rue du Renard e siga até o Centro Georges Pompidou, um museu de arte moderna que tem uma construção incrível que você poderá admirar por fora.

Pegue a rua Saint Merri, que vai se transformar na rua Sainte Croix de la Bretonnerie e contemple o bairro do Marais que é sem dúvidas um dos mais interessantes e vivos de Paris. Muitas construções históricas, praças, lojas, cafés e restaurantes interessantes… Aproveite!

13:00 – Almoço na rua des Rosiers

o que fazer em paris

foto: wikipedia

A esta hora você já deve estar com fome, não é mesmo? Então siga em direção a rua Vieille du Temple e vire na Rua des Rosiers que, além de linda e charmosa, tem muitas opções de Falafel (leia este post para saber tudo sobre este prato super famoso!). Encontre um lugarzinho para se sentar (recomendamos o jardim des Rosiers – Joseph Migneret) e aproveite o seu almoço!

14:00 – passeio e sobremesa na Ilha Saint Louis

o que fazer em paris

foto: wikipedia

 

Siga em direção ao Rio Sena e atravesse a ponte Louis Philippe ou a ponte Marie.
Esta ilha é um charme! Não vão faltar lugares para você apreciar… Inclusive é muito comum encontrar apresentações super legais de artistas de rua na ponte Saint Louis. Aproveite para tomar um delicioso sorvete Berthillon como sobremesa!

15:30 – Catedral Notre Dame de Paris

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Pegue a Ponte Saint Louis, chegue na praça Louis Aragon e admire a parte de trás (que talvez seja ainda mais linda do que a fachada) da catedral Notre – Dame de Paris.
Não se assuste com a fila que é imensa para entrar na catedral. Normalmente ela anda bem rápido já que não é preciso pagar para entrar. Faça um tour por dentro dessa construção incrível que data de aproximadamente 1163 (!!!!).

16:15 – Conhecendo o Quartier Latin

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Atravesse a ponte au Double, a ponte de l’Archêveché (nesta ponte tem um ótimo ângulo para tirar uma foto com a Notre Dame ao fundo) ou ainda a ponte Saint Michel.
Este bairro é conhecido pelas suas universidades, restaurantes e bares animados. Você pode aproveitar para dar uma volta pela rua de la Huchette e a rua Saint Séverin e admirar a arquitetura local. Lembre-se que o quartier latin é bem maior do que somente esta parte, mas como o tempo é corrido desta vez você não terá tempo de conhecer tudo… volte em breve para um passeio mais completo!
Vá até a fonte Saint Michel que data de 1958 e tire uma foto bem bonita lá! Curiosidade: se você se dirigir ao número 13 nesta praça (bem atrás da fonte) verá onde o compositor brasileiro Heitor Villa Lobos morou (tem uma plaquinha na frente).

17:30 – Margem do rio Sena

o que fazer em paris

um dia em paris. foto: wikipedia

 

Espero que você ainda não esteja muito cansado, porque ainda tem bastante passeio pela frente! 🙂
Siga caminhando pela margem, Quai des Grand Augustins, admire os bouquinistes que ficam por ali e atravesse a ponte Neuf (que é a ponte mais antiga do rio Sena) e siga pela margem Quai François Miterrand. Aproveite a caminhada e pare um pouco na Ponte des Arts, aquela ponte que antigamente as pessoas penduravam seus cadeados como promessa de amor eterno.

18:30 – Museu do Louvre

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Infelizmente não será dessa vez que você vai poder visitar este museu incrível. Ele é enorme e nós aconselhamos no mínimo umas 3 ou 4 horas para poder fazer uma visita básica dentro dele. De qualquer forma, você pode aproveitar para tirar a famosa foto em frente a sua pirâmide, não é?! Já vale a visita!

19h – Jardim des Tuileries

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Se oriente pelo Arco do triunfo do Carrossel (Arc du Triomphe du Carroussel), que fica na mesma direção da pirâmide e siga em direção ao jardim. Aproveite o passeio, sente-se em umas das cadeiras que ficam perto dos lagos, aproveite para tomar um café e tirar muitas fotos.

20:00 – Praça da Concórdia

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Continue seguindo uma linha reta a partir do jardim des Tuileries que você sairá direto na praça da Concórdia (place de la Concorde). Esta é a maior praça da cidade, e dependendo da época do ano existe uma roda-gigante instalada por lá. Recomendamos muito este passeio, a vista da cidade é linda lá de cima!

Para finalizarmos o dia de passeio, iremos fazer 2 sugestões de trajeto. Tudo dependerá do que você tem mais vontade de conhecer.

20:30 (primeira opção) – Torre Eiffel e Trocadero

o que fazer em paris

foto: office de tourisme de paris

Depois de passear pela praça da Concórdia siga em direção ao rio Sena, seguindo sempre na sua margem. Não tem perigo de se perder, já que você já estará avistando a torre Eiffel e poderá se guiar sempre por ela. Você passará pelas exuberantes Ponte Alexandre III e ponte D’Alma. Este trajeto a pé vai durar cerca de 30 minutos e valerá muito a pena no final!
Bom, a torre Eiffel definitivamente dispensa apresentações, não é?! Aproveite para tomar um chocolate quente e comer um crepe numa das barraquinhas dessa região. Quando tiver anoitecido, suba em direção ao Trocadero, sente-se confortavelmente em algum lugar e espere o lindo espetáculo de iluminação da torre Eiffel. É lindo! A torre brilha nos primeiros cinco minutos de cada hora cheia todos os dias até 1 hora da manhã. Para tudo ser perfeito, não deixe de dar uma lidinha nestas dicas de segurança.

 

20:30 (segunda opção) – Champs Élysées e Arco do Triunfo

o que fazer em paris

foto: wikipedia

Se esta for a sua opção, basta você seguir uma linha reta em direção ao Arco do Triunfo. Também não corre risco de você se perder pois o Arco também é muito visível a partir da praça da Concórdia.
Siga admirando esta bela avenida, que se estende por quase 2 km. Aproveite para tirar fotos e entrar nas diversas lojas disponíveis. Você encontrará variadas opções de restaurantes ou padarias/lanchonetes para uma refeição mais rápida e barata.
Seguindo sempre em frente você vai se deparar com este belíssimo monumento que é o Arco do Triunfo. Não deixe de atravessar a rua (pela passagem subterrânea) e visitar o túmulo do soldado desconhecido que foi instalado em 1921 em homenagem aos soldados mortos na primeira guerra mundial.

___________________

Pronto! Terminamos aqui este dia de passeio por Paris. Agora é só voltar para o lugar em que você está hospedado e colocar os pés para cima. Certamente será necessário 😛
Dependendo de quantos dias for ficar em Paris, você também pode dividir este roteiro em duas partes para não ser tão cansativo.

Caso vá ficar mais dias na cidade, dê uma olhada nas nossas outras opções de roteiro clicando aqui! 

Boa viagem e até mais!

image

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

2 Respostas

  1. Élida disse:

    Ficou muito bom o roteiro, daqueles que você chega morta de cansada mas querendo repetir tudo no próximo dia kkk

  1. 28 de junho de 2017

    […] Para conhecer um roteiro de 1 dia em Paris com passeio e compras, clique aqui!  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *