Os melhores vinhos franceses – sugestões

O vinho é parte importantíssima da cultura francesa. A França chega até mesmo a ser conhecida como “o país do vinho”. Se você já esteve por lá sabe que o vinho está sempre presente no dia a dia dos franceses: na mesa do almoço ou jantar, nos restaurantes, bares, reuniões de amigos, pique niques… Podem ser comprados em supermercados, caves, vendinhas… Nunca faltam boas opções! Mas como reconhecer os melhores vinhos franceses?

Os melhores vinhos franceses

Você não precisa ser grande conhecedor de vinicultura para ser um bom apreciador de vinhos, não é mesmo?! Tudo depende do gosto pessoal, então o que pode ser um bom vinho para um pode não ser para outros. No entanto, existem alguns concursos para que escolhem os melhores vinhos da França para nos dar uma ajudinha 🙂

São vários concursos propostos ao longo do ano para elegerem os melhores vinhos franceses de diversas regiões da França. Alguns são bem tradicionais como o Concurso de vinhos de Mâcon, o Concurso de vinhos da Alsácia e Colmar e o Concurso de Bordeaux Vin d’Aquitaines.

Nesta postagem resolvemos nos basear no Concurso de Bordeaux – Vin d’Aquitaines que acontece desde 1956 com mais de 1000 degustadores por ano. Os vencedores recebem medalhas (ouro, prata e bronze) de acordo com a sua classificação. Em 2016, por exemplo, foram distribuídas 452 medalhas de ouro, 478 de prata et 210 de bronze entre os os competidores.

concours-de-bordeaux.com

 

Iremos citar aqui cinco vinhos que receberam medalhas de ouro no Concurso de Bordeaux 2017:

 

CELENE, Blanc Brut –  Notas de acácias e frutas cítricas que se misturam com aromas de especiarias e torrefaçã0. A estrutura na boca é equilibrada e fina.  Preço: de 5 a 10 euros.

Os melhores vinhos franceses

 

Château LA BOTTE Réserve Cuvée Alexandre – Gosto predominantemente amadeirado porêm com um lado suave. Preço: entre 10 e 15 euros.

Os melhores vinhos franceses

 

Château ROUCHEREAU – Notas de cereja, cassis, regaliz, anis, frutas vermelhas e cacau. Preço: de 5 a 10 euros.

Os melhores vinhos franceses

 

Royal SAINT-EMILION – Bela cor vermelho-cereja. Tipo Merlot, tem notas de morango, framboesa, especiarias. Preço: entre 10 a 15 euros.

Os melhores vinhos franceses

 

Château LA JORINE – Notas de baunilha e cerejas. Combina com uma bela carne grelhada. Preço: entre 10 e 15 euros.

Os melhores vinhos franceses

 

  • Se quiserem a lista completa dos ganhadores do concurso de Bordeaux (são muitos!) basta consultar este link aqui: Concours de Bordeaux
  • Para saberem o que não deixar de comer em Paris. cliquem aqui: O que comer em Paris?

 

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *