Restaurantes em Paris: dicas de comportamento

restaurantes em paris

A gente sabe que muitos costumes mudam muito de um país para outro. Uma simples ida em um restaurante em outro país pode gerar dúvidas e alguns estranhamentos. Por isso achamos útil fazer uma postagem listando algumas dicas simples (porém importantes) de como se comportar nos restaurantes em Paris. Caso a sua experiência tenha sido diferente da nossa, deixe pra gente aqui nos comentários, ok?! 😉

  • Escolher uma mesa

Assim que você entrar no restaurante, pare em frente à porta de entrada e espere até que um atendente venha te acompanhar até uma mesa disponível. É considerado uma grande falta de educação chegar no restaurante e já ir se instalando sem a ajuda de ninguém. Normalmente alguém irá te receber e perguntar quantas pessoas vocês são ao todo e, dependendo do lugar, se vocês estão lá só para um um drink ou para comer algo. Ah! Em alguns lugares os garçons não vão deixar que você ocupe a mesa até que todas as pessoas esperadas por você cheguem ao restaurante.

  • Fumante e não-fumante

Os restaurantes em Paris são espaços não-fumantes. Porém, é permitido fumar nas terrasses, ou seja, naquelas mesas colocadas nas calçadas. Os parisienses no geral fumam muito, então se você não é fumante e se incomoda com o cheiro do cigarro, é melhor optar pelo lado de dentro.

  • Um prato por pessoa

Em muitos restaurantes em Paris (nos mais formais, ao menos) não é bem aceito que somente algumas pessoas da mesa comam e outras não. É estranho isso, nós sabemos! Mas acontece… Outra coisa que também não é aceita em alguns lugares é a pessoa pedir somente uma cerveja ou outro drink alcoólico qualquer no restaurante. Esta regra baseia-se na licença específica de cada restaurante, em alguns a bebida alcoólica só pode ser vendida se acompanhada de alguma comida.

  • Juntar mesas

Caso você esteja com um grupo muito grande de pessoas é sempre bom ligar antes para o restaurante e fazer uma reserva para x pessoas. Normalmente os restaurantes em Paris são bem cheios e com pouco espaço disponível, o que faz com que muitos não possam aceitar reservas de grandes grupos. Você pode também sempre perguntar ainda na entrada do restaurante, mas jamais entre e vá unindo as mesas por sua conta. Isso vai deixar os funcionários furiosos! 😉

  • Não chame o garçon de garçon 

Em francês garçon quer dizer menino. Ou seja, não é lá muito legal ficar chamando “menino, menino!” no restaurante, certo? A melhor maneira de chamá-lo é “Monsier” para homens e “Madame” para mulheres.

  • Água e pão gratuitos

Assim que você estiver acomodado em sua mesa, é praticamente regra geral que o garçon deixe para você uma garrafa d’água e uma cestinha com pães. São completamente gratuitos. Esta água é água da torneira, que em Paris o consumo é super recomendado. Se acabar, tanto o pão quanto a água, você sempre pode pedir mais, gratuitamente.

  • Gorjetas

Em Paris, diferentemente das cidades da América do Norte em que as gorjetas são praticamente obrigatórias, a gorjeta não é exigida. O serviço já está incluso na sua conta. Caso você tenha gostado muito do serviço e queira dar uma gorjeta, elas serão super apreciadas, claro! Pense em algo em torno dos 5% ou 10% do valor da conta para deixar na mesa.

Esperamos que essa lista possa ajudar e contribuir para que a sua experiência seja a melhor possível! Deixe aqui seu comentário, se já passou por alguma dessas situações 🙂

Leia também: O que comer em Paris?

 

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *