a livraria Shakespeare and Company

shakespeare-and-company

Shakespeare and Company é o nome de duas livrarias anglófonas independentes de Paris.

A primeira delas funcionou entre 1919 e 1940, na rue de l’Odéon, e foi bastante frequentada por James Joyce, Ernest Hemingway, Ezra Pound, F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, dentre outros escritores e artistas de renome. Fechou suas portas definitivamente durante a ocupação alemã em Paris.

A segunda Shakespeare and Company, inaugurada em 1951, e em funcionamento até hoje, é uma das livrarias mais famosas e visitadas da cidade. É sobre ela que iremos falar.

A livraria foi criada por George Whitman, e se chamava inicialmente Le Mistral. Em 1964, depois de 13 anos de existência, mudou o nome para Shakespeare and Company, numa forma de homenagear a outra livraria há alguns anos fechada.
Situada no coração de Paris, ao lado da Notre Dame, quase nas margens do rio Sena, o local se tornou um ponto de encontro da cultura literária, frequentado por grandes escritores americanos que moraram em paris durante a década de 50/60: Henry Miller, Allen Ginsberg, Gregory Corso, William Burroughs, entre tantos outros nome da chamada geração beat.

Além de possuir uma história bastante rica, a Shakespeare and Company já serviu de cenário de filmagem para alguns filmes famosos, como por exemplo, Meia-Noite em Paris, e Antes do Pôr-do-sol. O local, apesar de pequeno, é visitado por centenas de turistas todos os dias.

Depois da morte do fundador George Whitman, o espaço é hoje propriedade de sua filha Sylvia Beach Whitman, que organiza sessões frequentes de leitura com presença de escritores.

*Uma curiosidade interessante: a shakespare and company conta com um pequeno dormitório que abriga viajantes em troca de trabalhos voluntários. Estima-se que mais de 40.000 pessoas já dormiram por lá!

endereço: 37 Rue de la Bûcherie, 75005 Paris, França
telefone: +33 1 43 25 40 93
horários: todos os dias, das 10h as 23h
site: http://www.shakespeareandcompany.com/

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *