Vélib’ : o sistema de bicicletas públicas de Paris

Velibvelo1

A Vélib’ é um serviço de aluguel de bicicleta oferecido pela prefeitura de Paris que funciona desde julho de 2007. Hoje em dia você encontra uma estação a cada 300 metros, e as bicicletas – que já são mais de 20 mil, espalhadas em mais de 1000 estações – , estão disponíveis 24 horas durante os 7 dias da semana.

Para realizar o empréstimo basta ir até uma estação de Vélib’, escolher entre as opções 1 dia ou 1 semana (o cadastro anual é feito somente pela internet), inserir o seu cartão bancário e aceitar um débito de 150 euros que será devolvido após você usar a bicicleta. Caso o seu cartão seja do Brasil, pode ser que demore um pouco mais para que esse valor seja desbloqueado da sua conta, mas de qualquer maneira o processo é bem seguro! Depois de tudo feito, você já pode retirar sua bicicleta e passear tranquilamente pelas ruas de Paris, pelos parques, pelas margens do Sena…

Para facilitar ainda mais a sua vida, você pode baixar o app da Vélib’ (é só procurá-lo como Velib mesmo) no seu celular e consultar quais estações estão têm bicicletas disponíveis ou lugares vagos para você parar a sua.

Tarifas fixas:

1 dia: 1,70 euros.
1 semana: 8 euros.
1 ano: 19 euros.

A cada meia hora de uso da Vélib’ você precisa devolvê-la em alguma estação. Caso queira continuar andando, você pode pegá-la logo em seguida e continuar seu trajeto. No entanto, caso você passe a meia hora permitida, será cobrado mais 1 euro na primeira meia-hora, mais 2 euros na segunda meia-hora e 4 euros a partir da terceira meia-hora.

Para acessar o mapa interativo, com todas as estaçoes de velib em Paris, clique aqui!

Para acessar o mapa em formato PDF, clique aqui!

Blog da Vélib’ 
Instagram da Vélib’


Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

2 Respostas

  1. Jade Alencar disse:

    Essas bicicletas são inclusas no Navigo Decouverte? Lembro de ter visto algo assim quando estava lá mas não tenho certeza.

  1. 10 de fevereiro de 2017

    […] a última Vélib’ bem diante de seus […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *