Viajar de ônibus na Europa e na França: conheça as principais empresas

Vale a pena viajar de ônibus na Europa? Sim! Apesar dos países europeus serem bastante bem servidos de trem, com uma malha ferroviária bastante eficiente e internacional, nem sempre essa opção de transporte está dentro do orçamento do viajante. Para se ter uma idéia, e tomando como exemplo a França, os preços de passagem de trem podem ultrapassar 150 euros por trajeto, dentro do país(e em segunda classe), se compradas em cima da hora. A diferença entre passagens de trem e ônibus podem ser realmente enormes!

Uma alternativa barata para trajetos não muito longos, acaba sendo viajar de ônibus na europa. Pessoalmente, acredito que os seguinte trajetos são perfeitamente aceitáveis: paris/bruxelas (3:30 horas), paris/amsterdam (8 horas), paris/londres (7 horas), além de viagens internas na França, por exemplo.

Apesar da maioria dos países europeus possuirem empresas locais de ônibus para trajetos internos, resolvemos listar as principais opções de empresas de ônibus da europa para trajetos internacionais. Vamos lá…

1 – Eurolines

viajar de ônibus na europa

fonte: website oficial

A maior empresa de ônibus da Europa, servindo uma enorme quantidade de países europeus, com preços justos:
Alemanha, Austria, Bélgica, Bielo-Rússia, Bósnia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estônia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos (fora da Europa), Holanda, Polônia, Portugal, Romênia, Inglaterra, Rússia, Sérvia, Eslovaquia, Suécia, Suiça, Republica Tcheca e Ucrânia.

Um grande diferencial dessa empresa, são os destinos exclusivos para o Marrocos, e para a Rússia.

Como esse blog é voltado para dicas da França, vou listar os trajetos internos na França, realizados pela Eurolines:
Rennes – Paris
Bordeaux – Paris
Strasbourg – Paris
Lyon – Paris
Paris – Lille
Marseille – Lyon
Montpellier – Lyon
Grenoble – Strasbourg
Angers – Paris

*A eurolines oferece opções de bilhetes para viajar ilimitado durante 15 dias, mas o preço (em torno de 200 euros), deixa a oferta pouca vantajosa.

Para mais detalhes de preços e compra de bilhetes, consulte o site oficial, disponível em vários idiomas.

2 – MegaBus

megabus

fonte: website oficial

Empresa escocesa, talvez a mais barata dentre as empresas de ônibus na Europa. A mais recomendada para trajetos no Reino Unido (Irlanda, Inglaterra, Escocia), França, Bélgica, e Holanda. Se você precisa fazer um trajeto entre esses países, consulte os preços da Megabus, que em geral são os mais atrativos, e o serviço é equivalente às outras opções.

Para mais detalhes de preço e compra de bilhetes, consulte o site oficial , disponível em vários idiomas.

3 – Ouibus

ônibus

fonte: website oficial

Empresa francesa, antiga IDBus, é a que contempla mais destinos internos na França, além de Londres, Bruxelas, e Amsterdam. Essa é a opção que você deve consultar caso pretenda viajar entre cidades da França não contempladas pelas empresas citadas acima.

Para mais detalhes de preços e compra de bilhetes, consulte o site oficial, disponível em vários idiomas.

4 – OrangeWays

orange ways

fonte: website oficial

Empresa de ônibus dedicada ao leste europe, com preços bastante atrativos. Contempla as principais cidade da Alemanha, República Tcheca, Hungria, Austria, Eslováquia, Romênia, Croatia, dentre outras. Em geral, turistas que resolvem viajar pela primeira vez no leste da europa, costumam passar por Praga, Viena e Budapeste. Essas cidade se encontram relativamente perto uma das outras, e viajar de ônibus pode ser uma boa opção.

Para mais detalhes de preços e compra de bilhetes, consulte o site oficial, disponível em vários idiomas.

===================================================================================

Resumindo, cada uma das opções citadas possuem vantagens específicas:

  • eurolines: possue a maior quantidade de destinos possiveis, praticamente a europa inteira, além de Russia e Marrocos. Preços justos.
  • megabus: mais barata (bilhetes a partir de 1 euro!), e a que melhor serve o Reino Unido (Irlanda, Inglaterra, Escocia), além de Paris, Bruxelas e Amsterdam.
  • OuiBus: ideal para trajetos internos na França, nao contemplados pelas empresas acima
  • OrangeWays: ideal para circular no leste da Europa

Recomendamos fortemente que você compre os bilhetes com o máximo de antecedência. Essas empresas aumentam o preço para venda em cima da hora, além de ser muito difícil conseguir vaga para viagens que antecedem feriados e longos fins de semana.

**Além das empresas acima, existe um site bastante útil para buscar trajetos de ônibus em geral: GoEuro. Esse site faz uma busca geral em várias companhias de ônibus da europa, e indica os preços ordenados do mais barato para o mais caro.

Contribua com essa postagem relatando sua experiência ao viajar de ônibus na Europa!

Share on FacebookEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Veja também...

1 Resposta

  1. SIONE disse:

    obrigada, encontrei muitas respostas que eu tava precisando, uma questão, a localização de acesso fica no centro das principais cidades/ obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *